20 de maio de 2012
Mensagem do Santo Padre
Amados irmãos e irmãs,
.
Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações
Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um
aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito
importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente
necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois
momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar
entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre
as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a
comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no
caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram
reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.
.
O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem
ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e
conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento,
compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que
ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à
outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não
ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e
ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se
possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que
se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles
que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que
manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o
sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente
intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação
ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade
de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços.
Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o
silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou
acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação
existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter
ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que
se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um
conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente
propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar
silêncio, palavra, imagens e sons.
.
Grande parte da dinâmica actual da comunicação é
feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as
redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas,
que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas. Nos nossos
dias, a Rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das
respostas; mais, o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por
respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O
silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os
inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos, justamente para
identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes.
Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a
preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem
sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É
importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a
possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e
confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às
vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a
quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para
aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.
.
No fundo, este fluxo incessante de perguntas
manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades,
pequenas ou grandes, que dêem sentido e esperança à existência. O homem
não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de cépticas
opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e
compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em
que, «quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si
mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais»
(Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011).
.
Devemos olhar com interesse para as várias formas de
sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem actual não
só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a
encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha
da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens - muitas
vezes limitadas a um só versículo bíblico - podem exprimir pensamentos
profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria
interioridade. Não há que surpreender-se se, nas diversas tradições
religiosas, a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para
ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá
sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem
palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do
seu silêncio. O silêncio de Deus, a experiência da distância do
Omnipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus,
Palavra Encarnada. (...) O silêncio de Deus prolonga as suas palavras
anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu
silêncio» (Exort. ap. pós-sinodal Verbum Domini, 30 de Setembro de
2010, n. 21). No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus
vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece
em silêncio e, no Sábado Santo - quando «o Rei dorme (...), e Deus
adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cf.
Ofício de Leitura, de Sábado Santo) -, ressoa a voz de Deus cheia de
amor pela humanidade.
.
Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o
homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus.
«Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos
faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a
Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a Concelebração
Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de
Outubro de 2006). Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem
revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da
contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força
interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de «anunciar o
que vimos e ouvimos», a fim de que todos estejam em comunhão com Deus
(cf. 1 Jo 1, 3). A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do
Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu
sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo, a sua Mensagem de vida, o
seu dom de amor total que salva.
.
Depois, na contemplação silenciosa, surge ainda mais
forte aquela Palavra eterna pela qual o mundo foi feito, e identifica-se
aquele desígnio de salvação que Deus realiza, por palavras e gestos, em
toda a história da humanidade. Como recorda o Concílio Vaticano II, a
Revelação divina realiza-se por meio de «acções e palavras intimamente
relacionadas entre si, de tal modo que as obras, realizadas por Deus na
história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades
significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as
obras e esclarecem o mistério nelas contido» (Const. dogm. Dei Verbum,
2). E tal desígnio de salvação culmina na pessoa de Jesus de Nazaré,
mediador e plenitude da toda a Revelação. Foi Ele que nos deu a conhecer
o verdadeiro Rosto de Deus Pai e, com a sua Cruz e Ressurreição, nos
fez passar da escravidão do pecado e da morte para a liberdade dos
filhos de Deus. A questão fundamental sobre o sentido do homem encontra a
resposta capaz de pacificar a inquietação do coração humano no Mistério
de Cristo. É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este
Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e
salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e
constrói a justiça e a paz.
.
Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer
dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é
particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e
palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da acção
comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo
contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a
Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de
Setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja
realiza através dos meios de comunicação social.
.
Vaticano, 24 de Janeiro - dia de São Francisco de Sales - de 2012.
|