(São Bernardo,
Séc. XII: Sermo 5 in Adventu Domini, 1-3: Opera omnia, Edit.
cisterc. 4 <1966> 188-190)
"Conhecemos uma tríplice vinda do Senhor. Entre a
primeira e a última há uma vinda intermediária.
Aquelas são visíveis, mas esta, não. Na primeira
vinda o Senhor apareceu na terra e conviveu com os homens. Foi então,
como ele próprio declara, que viram-no e não o quiseram
receber. Na última, "todo homem verá a salvação
de Deus" (Lc 3,6) e "olharão para aquele que
transpassaram" (Zc 12,10). A vinda intermediária é
oculta e nela somente os eleitos o vêem em si mesmos e recebem
a salvação. Na primeira, o Senhor veio na fraqueza da
carne; na intermediária, vem espiritualmente, manifestando o
poder de sua graça; na última, virá com todo o
esplendor da sua glória.
Esta vinda intermediária é, portanto, como um caminho
que conduz da primeira à última; na primeira, Cristo
foi nossa redenção; na última, aparecerá
como nossa vida; na intermediária, é nosso repouso e
consolação.
Mas para que ninguém pense que é pura invenção
o que dissemos sobre esta vinda intermediária, ouvi o próprio
Senhor: "Se alguém me ama, guardará a minha
Palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos a ele"
(cf. Jo 14,23). Lê-se também noutro lugar: "Quem
teme a Deus, faz o bem" (Eclo 15,1). Mas vejo que se diz algo
mais sobre o que ama a Deus, porque guardará suas palavras.
Onde devem ser guardadas? Sem dúvida alguma no coração,
como diz o profeta: "Conservei no coração vossas
palavras, a fim de que eu não peque contra vós"
(Sl 118,11).
Guarda, pois, a Palavra de Deus, porque são felizes os que a
guardam; guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo de
tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes.
Alimenta-te deste bem e tua alma se deleitará na fartura. Não
esqueças de comer o teu pão para que teu coração
não desfaleça. mas que tua alma se sacie com este
alimento saboroso.
Se assim guardares a Palavra de Deus, certamente ela te guardará.
Virá a ti o Filho em companhia do Pai, virá o grande
Profeta que renovará Jerusalém e fará novas
todas as coisas. Graças a essa vinda, "como já
refletimos a imagem homem terrestre, assim também refletiremos
a imagem do homem celeste" (1Cor 15,49). Assim como o primeiro
Adão contagiou toda a humanidade e atingiu o homem todo, assim
agora é preciso que Cristo seja o Senhor do homem todo, porque
ele o criou, redimiu e o glorificará".
Acredito eu, q esta ai a resposta para aqueles q não estão nem ai quando a celebração é apenas da palavra, ou outros por não poderem comungar não dão a importância necessária para as leituras.Mas só tem sentido se guardamos, ou seja pondo em prática.
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