ZENIT - O mundo visto de Roma

17/07/2011

RENASEM - Teresina-PI


(Foto: Ministério de Comunicação Social da RCCPI)

Aconteceu em Teresina-PI entre os dias 11 e 15 de julho o RENASEM - Retiro de Seminaristas do Nordeste, reunindo seminaristas de vários estados.

A missa de abertura, na segunda, 11, foi presidida por D. Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina, recentemente nomeado para Brasília.

A 1ª pregação, na manhã de terça, 12, conduzida por D. Sérgio, foi centralizada na idadentidade do presbítero a partir dos documentos da Igreja, principalmente das novas "Diretrizes para a Formação de Presbíteros", emanadas a pouco pela CNBB.
(Clique AQUI para baixá-la)

A 2ª pregação, apresentada por D. Celso, arcebispo emérito de Teresina, tratou do uso da palavra pelo presbítero, da necessidade da referência constante à Palavra de Deus e da importância do testemunho que confirma e dá autoridade à pregação.
(Clique AQUI para baixá-la)

A 3ª palestra, anda por D. Celso, apresentou Nossa Senhora como "Mãe do Sacerdote" e destacou entre as muitas imagens que se pode formar da virgem Maria, a figura da "Mãe de Jesus" e o sentido e importância da sua maternidade na compreensão da Igreja.
(Clique AQUI para baixá-la)

Nesse dia a missa foi presidida pelo padre Ferreira, de Petrolina.

A 4ª palestra, já na quarta (13), foi proferida pelo Pe. Eduardo Braga (Dudu) e tratou do tema do encontro: "Pela tua palavra lançaremos as redes"(Lc 5,5), apresentando o padre como aquele que primeiro escuta a Palavra e que por ela se deixa conduzir no anúncio do Reino.
(Clique AQUI para baixá-la)

A 5ª palestra, também pelo Pe. Dudu, continuou a reflexão sobre a Palavra de Deus, agora a partir da Verbum Domini: "comecemos nossas atividades paroquiais com o Evangelho..." (Clique
AQUI para baixá-la)

Na parte da tarde houve uma celebração penitencial e o atendimento individual de confissões e a missa da noite foi presidida pelo Pe. Dudu.

Na manhã da quinta, 14, aconteceu uma atividade missionária prática: dois a dois os seminaristas foram enviados a um bairro carente da capital piauiense para visitar as famílias, ouvir o povo e realizar oração pelas famílias. Na parte da tarde foi feita partilha da experiência.

A 6ª palestra, ainda do Pe. Eduardo, tratou do "Espírito Santo e os novos pastores para a nova evangelização" a partir dos "objetivos gerais da ação evangelizadora para a Igreja no Brasil"(2011-2015) em sintonia com o ensinamento dos Santos Padres e do Documento de Aparecida, destacando oração, santidade, comunhão e anúncio como fundamento da mística da evangelização na força do Espírito.

Na parte da noite a missa foi presidida por D. Eduardo, bispo de Campo Maior, e concelebradapor D. Juarez, bispo de Oeiras, alem de vários padres. Depois do jantar aconteceu a hora santa pelos sacerdotes.

O encerramento do encontro se deu na manhã de sexta, 15, com a missa presidida por D. Celso, um passeio pelos pontos turísticos de Teresina e o almoço. Pernambuco foi o estado que mais se destacou pela quantidade se seminaristas enviados (18). Merece destaque a presença de várias lideranças da RCC local, do ministério de musica que animou o encontro e de vários sacerdotes que passaram para saudar os seminaristas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário... Use a opção "Comentar como: Anônimo"; mas, se quiser, deixe junto seu e-mail para uma posterior resposta ou, se preferir, use o formulário "CONTATO" ali ao lado.

Seguidores